Como conquistar a atenção das pessoas em apresentações? Essa é uma tarefa desafiadora e tanto, certo? Isso por que, nesse mundo de enxurradas de estímulos não é nada fácil conquistar a atenção.
Ainda mais no ambiente corporativo, onde estão todos muito mais interessados no que acontece atrás das suas baias do que nas comunicações institucionais.
Sem inovar no formato das apresentações, corre-se o risco de fazer com que a mensagem, embora importante, perca toda a sua relevância.
Mas como fazer isso?
Mas como tornar mensagens importantes, atrativas? Como dar dinamismo às atividades e transformar apresentações em eventos? Sim, eventos, eles sugerem experiências e são super eficazes para mobilizar equipes.
Aqui adotamos a premissa de fazer diferente a cada briefing, mirando na adesão das mensagens, isso por que o objetivo final de toda comunicação interna é engajar as pessoas para que elas realizem o próximo passo. E o nosso último desafio nessa frente foi uma apresentação para executivos estrangeiros.
Proporcionando experiências na prática
Em vez de uma apresentação em PowerPoint, optamos por investir em uma experiência, dividida por “estações”. Em cada uma delas os quatro executivos que participaram da ação recebiam uma mensagem diferente, em diferentes formatos.
Entre os temas apresentados estavam: cultura organizacional, diversidade, talentos e os institucionais. As plataformas e recursos utilizadas foram: vídeos, projeção, tela oculta, touchscreen e baralhos, esses, usados para gamificar conceitos e informações.
Veja só:
- Na TV touchscreen os executivos interagiram com os números e consumiram a informação de maneira muito eficaz. Clicar e deslizar para que as métricas e os resultados fossem mostrados trouxe muito mais interação à experiência.
- Na segunda estação, o tema era transformação cultural, no aparador, as legendas contaram histórias sobre a transformação cultural e as ações desenvolvidas para que ela fosse possível.
A apresentação durou 1h 30, o tempo suficiente para transmitir a mensagem do departamento de RH para as lideranças estrangeiras e surpreender.
O projeto gráfico também foi desenvolvido pela RN Comunicação 360°, e a instalação montada e testada em dois dias.