Estivemos em duas cidades do Brasil: Balneário Camboriú e Florianópolis, em um projeto grandioso: dois treinamentos de vendas, destinado a dois públicos distintos, para o mercado pet.

Com o lançamento de dois produtos inovadores para os cuidados com os bichos de estimação, o objetivo do cliente era ganhar market share, ser líder de mercado e referência do segmento.

Por isso, projeto foi construído a partir de duas premissas: fortalecer a parceria comercial com os distribuidores e engajar a força comercial.


Ainda estamos contagiados pela energia desse projeto e das pessoas que participaram dele, mais uma vez, a RN comunicação 360 inovou para treinar, criar conceito sobre produtos e engajar a equipe comercial.

Falando nela…

A equipe comercial é o coração da organizações! Por isso, os treinamentos de vendas são parte tão importante de uma estratégia de comunicação 360 e educação corporativa.

No treinamento de vendas destinado à força comercial, o desafio era destacar o novo produto, seus diferenciais perante a concorrência e as estratégias para ganhar market share.

E tratava-se de um público exigente: quem “vende” conhece a fundo técnicas e gatilhos mentais que fazem as pessoas comprar, por isso, o desafio era grande: Como treinar, engajar e “vender” conceitos para um time acostumado a “vender”?

Era preciso criar um produto

Por isso criamos o treinamento de vendas “O pulo do gato”.

Uma analogia ao novo, a ser oportunista no melhor sentido da palavra, a busca por novos mercados, a ser um verdadeiro caçador, tal qual um gato, que instintivamente, caça tudo o que vê.

E o time entrou no clima, a cada atividade eles iam construindo novas estratégias para vender mais e conquistar novos clientes.

Um dos objetivos de um treinamento de vendas é esse: Ouvir as pessoas e proporcionar o ambiente ideal para que elas sintam-se confortáveis em trazer novas ideias. E assim foram construídas novas pontes entre força de vendas e parceiro distribuidor.

Desenvolver líderes e fortalecer parcerias comerciais para vender mais

O parceiro distribuidor era o público alvo no evento voltado às lideranças. O foco da equipe de eventos da RN 360 era proporcionar o ambiente ideal para que ficasse claro como eles estavam inseridos no planejamento e nas estratégias do negócio.

As plenárias promoveram interações entre as lideranças e um ambiente de extrema troca e fortalecimento de parcerias.

E como foi o evento?

No Sales Lab, uma mistura de game e experiência, o objetivo era gerar valor e despertar sentimentos nas pessoas para impulsioná-las.

Gamificando conhecimentos

Treinamentos de vendas possuem a obrigação de serem inovadores. Por isso, no game Sales Lab, construção era a palavra chave.

A dinâmica dividia os colaboradores e parceiros distribuidores em times, e os jogadores cumpriam tarefas relacionadas à estratégias de vendas. Tudo isso para que o treinamento fosse uma oportunidade de construção de conhecimentos e não um mero espaço de exposição de conceitos.

 

O pulo do gato foi realizar um treinamento de vendas resgatando a cultura popular

O que um escritor, trovador, contador de “causos” e “fazedor de poesias” tem em comum com equipes comerciais, vendas e business? Sem uma análise mais aprofundada, alguns diriam que nada. Mas tem…e muito!

A arte é a maneira mais curta de conectar as pessoas com elas mesmas, provocar reflexões e ajudá-las a projetar novos cenários em suas mentes, em suma, a arte é uma maneira de fazer as pessoas voltarem a sonhar, o dia a dia das equipes de vendas pedem por essa pausa.

Usamos a arte do poeta Bráulio Bessa para provocar tudo isso no time, e os resultados foram incríveis.

O treinamento de vendas ainda teve: premiações para os destaques da equipe comercial e parceiros distribuidores e shows inspiradores (arte que transforma de novo!) com “Os filhos dos caras” e Léo Maia.

Assim finalizamos um evento voltado ao treinamento de vendas, e oxigenamos nossas ideias com uma série de feedbacks criativos que só a força de vendas das organizações possuem, afinal, são eles que encantam os clientes para fazer a diferença, vender mais e ganhar mercado.

Valeu pessoal!