É um desafio para a sua organização criar, implantar e disseminar cultura organizacional, além de aplicar na prática os conceitos definidos nela para que eles gerem resultados concretos?
Cultura corporativa ou organizacional é um elemento essencial para que as pessoas entendam a expectativa da corporação em relação a elas em diversas situações, além disso, direciona ações e baliza decisões.
Ela pode ser definida como um tratado que refletirá o posicionamento da empresa sobre temas como o papel da organização na sociedade, seus propósitos, seus princípios éticos e como a empresa conduzirá e gerará ações nessas frentes, dentro e fora dela.
Mesmo sem um tratado escrito e sacramentado, cada empresa carrega em seu DNA uma cultura, construída a partir da sua história e experiências
Pode-se dizer que as organizações são como pessoas, com histórias de “vida”, experiências, momentos de glórias e de dificuldades, por isso, criar ou fortalecer a cultura organizacional deixa claro para colaboradores e sociedade essas raízes e a “personalidade” da empresa, e isso fará com que ela se destaque perante a concorrência.
No entanto é preciso conceituar tudo isso, e deixar claro pilares e valores para que as pessoas gerem ações que traduzam a cultura organizacional em seu dia a dia.
Além disso, uma cultura organizacional forte impacta positivamente as partes interessadas no negócio, como sociedade e stakeholders. E isso nunca foi tão importante como agora, tempos de tecnologia e informação em tempo real.
Sem cultura organizacional corre-se riscos de exposições negativas
Imagine os danos para a imagem de uma organização envolvida em escândalos de corrupção, de degradação do meio ambiente ou em casos de discriminação? Todos esses problemas podem ser mitigados com a definição da cultura organizacional e com a implantação de processos que garantam seus pilares.
Esse foi um dos nossos últimos desafios
Recentemente, participamos do processo conceituação, implantação e divulgação dos parâmetros de cultura organizacional de um cliente. Como estamos com esse tema fresquinho por aqui, criamos um infográfico para que você se inspire.
Inspire-se e Inspire outras pessoas. Compartilhe esse Infográfico com aquele colega de trabalho que está no meio do desafio de implantar a Cultura organizacional.
Dividimos o processo para implantação de cultura organizacional para esse cliente em três etapas:
- Conceituação
- Disseminação
- Manutenção
1. Na etapa de CONCEITUAÇÃO:
Considere a trajetória da organização;
Promova debates entre líderes e colaboradores;
Defina pilares por meio de palavras que definam a essência da organização;
Defina as atitudes esperadas de acordo com cada pilar.
2. Na etapa DISSEMINAÇÃO:
Envolva as lideranças;
Desenvolva materiais de apoio com identidade visual, tom e voz exclusivos para a ação e alinhados com a cultura organizacional. Aqui, o segredo é usar a comunicação integrada: cartilhas, vídeos, transmissões ao vivo, encontro com os colaboradores, rede social corporativa, artigos na intranet e storytelling.
É importante criar oportunidades nas quais a Cultura permeie o processo de conhecimento e desenvolvimento da organização. Sempre que pensar em campanhas internas, de engajamento, a Cultura norteará as principais ações.
Estabeleça fluxos, oportunidades e materiais de comunicação que apoiem os colaboradores nessa jornada de conhecimento.
Lembre-se que o papel da comunicação interna aqui é essencial.????
3. Na etapa MANUTENÇÃO:
Estabeleça fluxos e materiais de comunicação para que as pessoas conheçam as regras de compliance da sua área/atividade;
Incorpore nos processos os conceitos da cultura organizacional;
Encoraje as lideranças a alinharem suas expectativas com a equipe;
Promova a cultura de feedback.
Criar cultura organizacional, fazer com que as pessoas a entendam e incorporem seus conceitos em suas tarefas diárias, assegurar e proteger seus pilares, demanda conhecimento da trajetória da empresa e uma ampla visão de futuro.
Além disso, para que todos se envolvam é preciso que as pessoas se reconheçam na cultura corporativa e tenham orgulho dela, para isso a atuação da comunicação interna é essencial.
Sua empresa precisa conceituar, informar e assegurar a cultura organizacional? Fale conosco, envie-nos uma mensagem.