É um desafio para a sua organização criar, implantar e disseminar cultura organizacional, além de aplicar na prática os conceitos definidos nela para que eles gerem resultados concretos?

Cultura corporativa ou organizacional é um elemento essencial para que as pessoas entendam a expectativa da corporação em relação a elas em diversas situações, além disso, direciona ações e baliza decisões.

Ela pode ser definida como um tratado que refletirá o posicionamento da empresa sobre temas como o papel da organização na sociedade, seus propósitos, seus princípios éticos e como a empresa conduzirá e gerará ações nessas frentes, dentro e fora dela.

Mesmo sem um tratado escrito e sacramentado, cada empresa carrega em seu DNA uma cultura, construída a partir da sua história e experiências

Pode-se dizer que as organizações são como pessoas, com histórias de “vida”, experiências, momentos de glórias e de dificuldades, por isso, criar ou fortalecer a cultura organizacional deixa claro para colaboradores e sociedade essas raízes e a “personalidade” da empresa, e isso fará com que ela se destaque perante a concorrência.

No entanto é preciso conceituar tudo isso, e deixar claro pilares e valores para que as pessoas gerem ações que traduzam a cultura organizacional em seu dia a dia.

Além disso, uma cultura organizacional forte impacta positivamente as partes interessadas no negócio, como sociedade e stakeholders. E isso nunca foi tão importante como agora, tempos de tecnologia e informação em tempo real.

Sem cultura organizacional corre-se riscos de exposições negativas

Imagine os danos para a imagem de uma organização envolvida em escândalos de corrupção, de degradação do meio ambiente ou em casos de discriminação? Todos esses problemas podem ser mitigados com a definição da cultura organizacional e com a implantação de processos que garantam seus pilares.

Esse foi um dos nossos últimos desafios

Recentemente, participamos do processo conceituação, implantação e divulgação dos parâmetros de cultura organizacional de um cliente. Como estamos com esse tema fresquinho por aqui, criamos um infográfico para que você se inspire.

Inspire-se e Inspire outras pessoas. Compartilhe esse Infográfico com aquele colega de trabalho que está no meio do desafio de implantar a Cultura organizacional.

Dividimos o processo para implantação de cultura organizacional para esse cliente em três etapas:

  1. Conceituação
  2. Disseminação
  3. Manutenção

1. Na etapa de CONCEITUAÇÃO:

Considere a trajetória da organização;

Promova debates entre líderes e colaboradores;

Defina pilares por meio de palavras que definam a essência da organização;

Defina as atitudes esperadas de acordo com cada pilar.

2. Na etapa DISSEMINAÇÃO:

Envolva as lideranças;

Desenvolva materiais de apoio com identidade visual, tom e voz exclusivos para a ação e alinhados com a cultura organizacional. Aqui, o segredo é usar a comunicação integrada: cartilhas, vídeos, transmissões ao vivo, encontro com os colaboradores, rede social corporativa, artigos na intranet e storytelling.

É importante criar oportunidades nas quais a Cultura permeie o processo de conhecimento e desenvolvimento da organização. Sempre que pensar em campanhas internas, de engajamento, a Cultura norteará as principais ações.

Estabeleça fluxos, oportunidades e materiais de comunicação que apoiem os colaboradores nessa jornada de conhecimento.

Lembre-se que o papel da comunicação interna aqui é essencial.????

3. Na etapa MANUTENÇÃO:

Estabeleça fluxos e materiais de comunicação para que as pessoas conheçam as regras de compliance da sua área/atividade;

Incorpore nos processos os conceitos da cultura organizacional;

Encoraje as lideranças a alinharem suas expectativas com a equipe;

Promova a cultura de feedback.

Criar cultura organizacional, fazer com que as pessoas a entendam e incorporem seus conceitos em suas tarefas diárias, assegurar e proteger seus pilares, demanda conhecimento da trajetória da empresa e uma ampla visão de futuro.

Além disso, para que todos se envolvam é preciso que as pessoas se reconheçam na cultura corporativa e tenham orgulho dela, para isso a atuação da comunicação interna é essencial.

Sua empresa precisa conceituar, informar e assegurar a cultura organizacional? Fale conosco, envie-nos uma mensagem.