Sua empresa investiu alto em ações de comunicação interna, tecnologias e treinamentos para estruturar o departamento e fazer com que as ações melhorassem os processos, o clima organizacional e os índices de motivação, foram meses de trabalho intenso para entender as oportunidades de evolução em comunicação interna.

Para isso, você estruturou canais, pautas e começou a colocar as ações em prática: TV corporativa funcionando, fluxo de comunicados implantado, redes sociais de trabalho a todo vapor e todos os demais processos em ordem.

Mas passado algum tempo, os resultados do trabalho ainda não podem ser verificados, muitos colaboradores ainda não tem conhecimento de processos simples da empresa, como por exemplo, o funcionamento da pesquisa de satisfação de clientes.

Você pode estar errando numa etapa crucial, que é a mensuração dos resultadosAvaliar a eficácia das ações de comunicação interna através de KPI’s relacionados à métricas fará toda a diferença.

 

Mas como estabelecer os KPI’s e métricas corretos para cada ação?

Do e-mail até o evento corporativo, cada ação deve ter um KPI e no caso dos canais digitais, estabelecer KPI’S  e métricas é uma tarefa relativamente fácil. Veja:

  • A eficiência dos e-mails pode ser mensurada pelas taxas de abertura e de clique;
  • O engajamento da equipe em campanhas, pode ser medido através da análise do número de acessos à sites ou hotsites e tempo de permanência do usuário neles;
  • A intranet pode ser usada como termômetro para entender quais são os assuntos que as pessoas mais se interessam, basta investigar o comportamento do usuário e entender quais páginas ou temas geram mais acessos.

No entanto, quando as ações são 100% off line, estabelecer e medir KPI’s poderá demandar um pouco mais de esforço e pesquisa

Em eventos corporativos, além do grau de satisfação das pessoas com a ação, é importante medir a relevância, a aderência e a adesão das mensagens.

Desta forma, usar pesquisas pode ser uma boa ideia. E que tal, após cada atividade, enviar uma pesquisa online, utilizando ferramentas simples e gratuitas, como o Google Forms? Pergunte sobre a aderência e a adesão dos conteúdos!

Algumas sugestões:

Quão relevante é o assunto apresentado para a realização das suas atividades?

Como você colocará em prática os conceitos apresentados na atividade X?

Os KPI’s macro da comunicação interna

Você deverá relacionar os resultados de rentabilidade e vendas com as ações de comunicação interna, e o motivo é simples: equipe informada é equipe engajada e pronta para alcançar os resultados do planejamento estratégico, por isso, medir o ROI de ações de comunicação interna é de extrema importância.

O cálculo do ROI:

[(Retorno – Investimento) / Investimento] x 100 = ROI (em %)

Ou seja:

Digamos que sua reunião off site para a equipe comercial custou 10 mil reais, nas pesquisas pós evento, a equipe avaliou que a relevância, a aderência e a adesão do conteúdo foram incríveis, e seu faturamento cresceu de 100 mil para 180 mil, então o ROI foi:

[(80.000 – 10.000) / 10.000] x 100

[ 70.000 / 10.000] x 100

7 X 100

ROI = 700%

O ROI foi excelente!

Conclusão

É importante combinar os KPI’s de satisfação do seu público com os de rentabilidade,  desta forma, você avalia a eficácia das ações, identifica as principais necessidades da equipe, as oportunidades de melhoria e quais as ações que geram mais rentabilidade.

Outros indicadores que podem apontar a qualidade do seu processo de comunicação interna é a pesquisa de clima organizacional, os índices de produtividade, e os feedbacks que a equipe gera durante as interações com os líderes, que são pontos estratégicos na comunicação corporativa. Mas esse é um outro tema que trataremos em breve por aqui!

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