No dia 30 de maio aconteceu a conferência F8, organizada pelo Facebook. Dentre outros temas, como a segurança na troca de mensagens privadas, durante a conferência, o Facebook anunciou que fará um teste no aplicativo e deixará de mostrar as curtidas nos posts para o público seguidor, mas continuará mostrando essa estatísticas para o dono do perfil.
A curtida do Instagram é um dos indicadores de “vaidade” mais problemáticos da rede, isso por que nos últimos anos eles foram impactados negativamente por plataformas onde é possível trocar e até comprar curtidas. ????????
O resultado do surgimento das “fábrica de curtidas” compromete a credibilidade da rede inteira! Com a existência desse “recurso” não ortodoxo para se conquistar autoridade, a credibilidade de todos os perfis é colocada em dúvida.
Falta um item nesse gif: fábrica de likes!
O Facebook apresentou a novidade sob a justificativa de que priorizar o conteúdo, em vez das curtidas, aumenta a conexão entre as pessoas, já que a lógica das curtidas é que há algo de positivo naquele post quando se tem um grande número de curtidas, o que poderia ser manipulado com as fábricas de like. O teste acontecerá no Canadá.
A não contagem das curtidas, se implacar, pode mudar muito a forma de interação no Instagram. Isso por que, de uma maneira geral, existe uma tendência nos usuários de seguir e curtir os conteúdos mais curtidos da rede.
Talvez a mudança seja mesmo relevante, ao priorizar o conteúdo, cada pessoa tem a oportunidade de decidir e consumir aquilo que mais lhe agrada, sem seguir a maioria.
E você, o que você achou da mudança. Deixe seu comentário!